Avat_Fazenda_projeto social 012

Centros de Oportunidade ao Talento

maio 28th, 2015 Posted by Notícias No Comment yet

No dia 23 de maio de 2015, a AVAT realizou uma palestra diferente, voltada para um apelo das nossas comunidades e a necessidade do Poder Público de fazer parte, zelar e intervir em tempo, pelas crianças e adolescentes em risco de vulnerabilidade social.

Houve a participação do ex- jogador de futebol, Clayton Grilo, que contou sua experiência a frente de um Projeto Social, no bairro Porto Novo, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Com um pouco de investimento de empresas locais e um nome respeitado na Região iniciou  o C.O.T. – Centro de Oportunidade ao Talento, com o objetivo de trabalhar a parte social para formar no futuro homens íntegros, suprindo uma carência, seja na figura humana familiar ou dentro de instituições de ensino, ditando a postura  que é esperada de um atleta e para uma vida melhor.

Para participar do projeto, cada criança ou adolescente deve demonstrar boa relação aluno, professor e consequentemente, respeito aos pais, pois existe um  acompanhamento ao boletim escolar visto à importância dos estudos para no futuro também ter respeito ao seu companheiro de time, seu adversário, companheiro de trabalho e demais cidadãos.

O COT visa tirar as crianças da rua e ocupar seu tempo com atividades esportivas, mecanismo de transformação para uma vida mais digna.

O projeto tem 200 participantes, entre 05 e 15 anos de idade, todos com um mesmo sonho: ser jogador de futebol.

Os treinamentos acontecem-no campo do Cruzeiro, no mesmo bairro.

Toda a experiência de campo é repassada voluntariamente por ex-jogadores, professores de educação física, amigos, familiares, onde cada um contribui com a causa.

Uma segunda unidade funciona na Ilha do Governador e, apesar das dificuldades e da falta de apoio do Poder Público segue firme no propósito de formar atletas e principalmente homens dignos e comprometidos seja com a família, escola, trabalho.

Clayton falou da importância de apoio do poder público, vereadores, porque a drogadição causa muito mais danos e despesas seja na desintoxicação, medicação, profissionais da saúde, casas especializadas, etc. A maneira é agir preventivamente, antes da droga conquistar a criança e transformá-la.

Sugeriu aos Vereadores que instituam um COT em seus Municípios, que entrem em contato com a sede na Rua Silvio Vale – Lt 15, Qd:4, Bairro Porto Novo, São Gonçalo, RJ, Cep 24430-660 . Telefone (21) 9143-3425 / 7564-7516.

Com a observação de utilizar as mesmas camisetas e cores originais do COT , de extrema semelhança com as que o Grêmio utiliza e que serviram de inspiração  ao projeto tamanha a paixão relatada pelo ex-atleta do Grêmio.

Após, foi realizada partida de futebol entre Vereadores da AVAT com os Veteranos do Grêmio de Porto Alegre e a participação de Clayton Grilo.

O jogo aconteceu no campo de futebol sete do Município de Fazenda Vilanova, na Avenida Rio Grande do Sul, nº192. As equipes se confrontaram num jogo bastante disputado e com muitos gols. O resultado foi 4 X 2 , com a AVAT vencendo o jogo.

O Time da AVAT ficou composto pelos seguintes vereadores:

Adair José Villa – Muçum

Adilceu Cenci – Dois Lajeados

Claudiomir Cerutti – Anta Gorda

Carlos Alberto Hartmann – Paverama

Cassiano Azevedo – Fazenda Vilanova

Edson Mota (Alemão) – Fazenda Vilanova

Valmir Alves de Borba (Elisando Alipinho) – Fazenda Vilanova

Elton Chagas – Fazenda Vilanova

Estevão Cauzzi – Anta Gorda

Gilmar Marcolin – Muçum

Pedrinho Brandão – Fazenda Vilanova

Volmir Luis Gomes – Doutor Ricardo

William Kord – Paverama

 

A finalidade da partida foi um momento de confraternização entre adeptos do futebol e a troca de ideias sobre o trabalho legislativo.

 

Após o jogo de futebol, as equipes e os demais participantes do 84º Encontro Regional de Legislativos se reuniram para almoço no Restaurante Rosinha.

 

 

Abaixo, as Equipes:

 

Avat_Fazenda_projeto social 031

Legenda: (em pé, esquerda para a direita)Edson Mota, Paulo Bettoni, Amarildo Baldasso, Elisando Alipinho, Beto Hartmann, Cassiano Azevedo, Adilceu Cenci, Estevão Cauzzi, Claudiomir Cerutti, (agachados): Pedrinho Brandão, William Kord, Elton Chagas, Jonas Caron, Adair Villa, Gilmar Marcolin e Volmir Gomes.

Avat_Fazenda_projeto social 029

 

Legenda:Veteranos do Grêmio Foot Ball Porto Alegrense